terça-feira, 11 de setembro de 2007

Via Voice 9.0

Share
Programa de digitação, através da voz.




INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO VIA VOICE

Na primeira vez em que você executar o Via Voice será necessário que você leia um texto para que o sistema de reconhecimento de voz dele se adapte à sua voz.

Isso representava até hoje um grande obstáculo para deficientes visuais, já que era necessário saber qual parte do texto apresentado na tela o Via Voice estava esperando que você falasse.

Para resolver este problema, a tecla de leitura de status do Virtual Vision (Num 9) foi adaptada para ler na janela de treinamento do Via Voice apenas o texto ainda não reconhecido.

Desta forma, para treinar o Via Voice você terá apenas que pressionar a tecla Num 9, ouvir um pedaço do próximo texto que deverá ser lido (eventualmente pressionar Ctrl para que o Virtual interrompa a leitura), e repetir este pedaço de texto.

Repita este procedimento constantemente até que todo o texto tenha sido lido por você.

O modo de acompanhamento de ditado é um recurso do Virtual Vision que permite que você ouça tudo o que o Via Voice estiver escrevendo na tela enquanto você dita um texto.

Para ativar ou desativar o modo de acompanhamento de ditado, você deve pressionar as teclas Ctrl + Alt + Windows + Scroll Lock.

O modo de ditado só funciona adequadamente quando você estiver usando a opção de ditar diretamente para um aplicativo no Via Voice.

Uma dica importante é não instalar as macros de ditado do Via Voice para o Microsoft Word (desabilite esta opção no programa de instalação do Via Voice), caso contrário o modo de acompanhamento de ditado não funcionará dentro do Word.

Algumas opções na página “Avançado” do painel de controle definem qual o comportamento do modo de acompanhamento de ditado. Estas opções são:

Manter teclas de controle: ao entrar em modo de acompanhamento de ditado, não altera as teclas de controle em uso (não utilize esta opção se estiver usando o layout de teclas de controle “normal” do Virtual Vision, isso gerará problemas de incompatibilidade e os textos serão escritos de forma errada pelo Via Voice).

Desativar teclas de controle: desabilita todas as teclas de controle do Virtual Vision enquanto o modo de acompanhamento de ditado estiver ativo.

Usar um layout alternativo para teclas de controle: quando você entrar em modo de acompanhamento de ditado, um layout de teclas de controle diferente será usado pelo Virtual Vision.

Você deve escolher qual é o layout a ser usado na caixa combinada logo abaixo desta opção.

Desativar leitura de teclas e palavras: esta opção é altamente recomendada para o modo de acompanhamento de ditado.

Em primeiro lugar porque você não conseguiria acompanhar a leitura de teclas e palavras conforme o Via Voice as escreve na tela (pois isso é feito de forma muito rápida) e depois, porque isso impediria que você ouvisse a locução do texto escrito pelo Via Voice quando o Virtual Vision o falar.

Repetir texto ditado quando ocioso: fará com que o texto escrito pelo Via Voice na tela seja lido quando o Via Voice parar de escrever textos por mais de 2 segundos.

Em outras palavras, enquanto você estiver ditando um texto, o Virtual Vision ficará calado e quando você parar, será dito tudo que o Via Voice escreveu enquanto você estava falando.

Interromper leitura ao continuar ditado: fará com que, se você voltar a ditar um texto enquanto o Virtual Vision estiver falando o que o Via Voice acabou de escrever, a leitura do novo texto ditado não interrompa a leitura do texto anterior, ou seja, os textos serão acumulados pelo Virtual Vision e nenhuma parte do que foi escrito deixará de ser falada a você.

Uma informação importante é que para interromper a leitura de um texto quando o modo de acompanhamento de ditado estiver ligado, você deverá pressionar a tecla Ctrl duas vezes ao invés de uma única vez.

Um comando bastante importante que você precisará usar é o da leitura do status do Via Voice.

O Via Voice apresenta uma barra de status, onde informa ao usuário quando ele não conseguiu entender um comando falado ou quando precisa que você repita alguma coisa dita e até mesmo dicas de como operá-lo.

Quando o modo de acompanhamento de ditado estiver ligado, o Virtual Vision fará a leitura automática desta barra de status sempre que uma nova mensagem aparecer nela.

Além disso, você poderá pedir para que ela seja lida novamente a qualquer hora, basta para isso pressionar a tecla Num 9 duas vezes rapidamente.

Comentários:

Postar um comentário

Peço desculpas, o blog está desatualizado por problemas de saúde.
Escreva para: deborapraxedes2009@gmail.com e veremos o que dá pra fazer para lhe mandar novos links ok?
Enviar endereço para resposta.

 
© 2009 | Pando. | Por Templates para Você